top of page

O Grupo central

No Grupo Central, as Ilhas Terceira, São Jorge, Pico, Faial e Graciosa dispõem-se harmoniosamente no mar azul por onde baleias e golfinhos espreitam fazendo as delícias dos visitantes.

acores-grupo-central.jpg.jpg

A Terceira fala de história em Angra do Heroísmo, classificada Património Mundial, e também nas suas festas. A segunda ilha mais habitada do arquipélago, com 30,1 quilômetros de comprimento e 17,6 quilômetros de largura (401,9 Km²). Em 1983, o centro histórico de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, foi classificado Património Mundial da Humanidade, pela UNESCO.

​

Faial é o fresco azul das hortênsias, a marina colorida pelas pinturas dos iatistas vindos de todo o mundo e o vulcão dos Capelinhos que, já extinto, lembra uma paisagem lunar. Com 19,8 quilômetros de comprimento e 14 de largura (173,1 Km²). É nessa ilha que se encontra a cidade de Horta, famosa pela sua marina e um dos portos de abrigo mais importantes do mundo.

​

Em frente, o Pico, a montanha que nasce do mar com os seus vinhedos plantados em negros campos de lava.

São 444,9 Km² de área, onde se encontra o ponto mais alto de Portugal, com 2351m de altitude, a Montanha do Pico. Em 2004, a vinicultura picoense passou a fazer parte da Paisagem da Cultura da Vinha como Património Mundial da Humanidade, da UNESCO.

​

Em São Jorge, o destaque vai para as Fajãs e para o seu queijo, especialidade única e de sabor inconfundível. Com 54 quilômetros de comprimento e 6,9 quilômetros de largura máxima (243,9 Km²), formando uma longa cordilheira vulcânica.

​

Graciosa de nome e de aparência, esta ilha verde tem campos cobertos de vinhas que contrastam com os seus peculiares moinhos de vento.  

​

São Jorge, Faial e Pico formam o chamado “triângulo”, com fácil e rápido acesso entre as ilhas por via marítima. 

bottom of page